Pensando em instalar painéis de energia solar? 10 benefícios para seu negócio!

Pensando em instalar painéis de energia solar? 10 benefícios para seu negócio!

O crescimento da energia solar no Brasil é notório. No último ano, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) registrou a instalação de 110 mil sistemas fotovoltaicos a mais, um crescimento equivalente a 212% e R$4,8 bilhões.

Em tempos de crise como o atual, provocado pela pandemia da Covid-19, economizar e conter gastos são sempre vistos como prioridade. Muitas empresas e negócios enxergam essa fonte de energia como uma alternativa para gastar menos com energia elétrica, consequentemente reduzindo os valores despendidos.

Isso é fato! Entretanto, apesar de ser aquele que mais chama atenção, não é o único benefício da energia solar para seu negócio. Pelo contrário. Há uma lista de vantagens que a instalação de um painel fotovoltaico pode propiciar.

Veja os benefícios da energia solar para seu negócio

Custo – Os valores pesam na balança. A energia solar vai ter um investimento alto no início, porém o retorno pode ser visto a longo prazo. Os gastos com a conta de luz devem cair, o que faz total diferença para empresas que costumam utilizar muitos equipamentos elétricos e luz ao longo do dia. Em alguns casos, essa economia pode chegar a 98%.

Instalação simples – Os painéis fotovoltaicos são considerados de fácil instalação. Em média, costumam levar apenas três dias para que estejam em funcionamento, e não interferem no andamento da empresa, pois pode ser feita em qualquer dia da semana.

Adaptabilidade – Como tem uma instalação considerada simples e rápida, o sistema de energia solar também apresenta alto nível de adaptabilidade. Isso significa que se você quiser ampliar o número de placas é possível e não se trata de algo tão demorado.

Vida útil – Feitos para resistirem às altas temperaturas, chuvas, ventos e adversidades climáticas, os painéis fotovoltaicos possuem vida útil que pode variar entre 20 e 25 anos, ou até mais dependendo dos casos. Nesse período, é normal acontecer uma degradação natural que leva à perda de 0,7% da capacidade produtiva de gerar energia, mas ainda assim eles costumam apresentar bons resultados.

Manutenção – Aliado à vida útil do painel de energia solar está a manutenção, que também não gera grandes gastos. É recomendada a limpeza duas vezes ao ano e, assim, evitar possíveis perdas no desempenho do sistema. O serviço deve ser feito por um profissional especializado e seguindo as normas de segurança.

Localização – Aspectos geográficos do Brasil favorecem a instalação de painéis fotovoltaicos. É o país que mais recebe irradiação solar no mundo inteiro, com três mil horas de brilho do sol, de acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Assim, não há nenhum custo adicional além da instalação e a localização favorece a preferência pela energia solar em seu negócio.

Energia renovável – Trata-se de uma fonte de energia renovável. Ao utilizá-la, você reduz os níveis de poluição do meio-ambiente em comparação aos combustíveis fósseis, como petróleo, gás e carvão, que causam efeitos principalmente no ar – segundo o Greenpeace, 4 milhões de pessoas morrem anualmente por complicações da queima de combustíveis fósseis.

Valorização do imóvel – Instalar um sistema de energia solar aumenta a chance de valorizar seu imóvel. De acordo com estudo feito pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, a valorização varia entre 3% e 6%. Além disso, a análise também mostrou que as pessoas estavam dispostas a pagar R$40 mil a mais por locais que já tinham o sistema.

Consciência sustentável – As causas ambientais tornaram-se extremamente importantes para as empresas e isso influencia no comportamento de consumo do cliente. Ter energia solar em seu negócio é um indicativo da preocupação com a sustentabilidade. Segundo levantamento da Tetra Pak, 60% dos brasileiros mostram atenção a esse tipo de tema.

Diferenciação para a concorrência – Demonstrar preocupação com o meio-ambiente serve como uma maneira de se diferenciar da concorrência. Nem todas as empresas têm essa percepção. Portanto, ao ter a energia solar, você mostra que é diferente dos demais, isso ajuda a gerar negócios, pois apresenta uma preocupação não comum de investir em tecnologias renováveis.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
1