Instalou painéis de energia solar? 5 cuidados que você precisa ter com a manutenção

Instalou painéis de energia solar? 5 cuidados que você precisa ter com a manutenção

Tomar a decisão de mudar para a energia solar é um processo que envolve planejamento. Mais que isso, é preciso consultar especialistas para tomar a decisão correta. Os painéis fotovoltaicos, por exemplo, precisam de manutenção.

É muito comum as pessoas realizarem a instalação com o pensamento na redução de até 95% na conta de energia elétrica, mas esquecerem de cuidados básicos. Isso pode interferir diretamente no desempenho das placas.

Além de preservar o funcionamento dos painéis de energia solar, a manutenção também não vai pesar no bolso do consumidor. Isso porque ela costuma ser feita apenas poucas vezes no ano, dependendo da região do país onde ocorreu a instalação. Entretanto, é sempre preciso ter cuidado ao realizar esse processo.

5 cuidados que você precisa ter com a manutenção do painel de energia solar

1) Limpeza – Assim como grande parte das coisas, os painéis de energia solar sofrem com a poeira, a chuva ácida e a poluição. É normal acontecer um desgaste e nem sempre a água da chuva irá limpar completamente. Realizar uma limpeza adequada ajuda no funcionamento do sistema fotovoltaico.

Não podem ser usadas substâncias químicas que deteriorem o material, o ideal é que o trabalho acontece apenas com água e sabão, e em um período logo cedo ou ao anoitecer para evitar choques térmicos. Por isso, é fundamental consultar um especialista e pedir auxílio para um profissional na área.

2) Ferramentas – É importante reforçar a importância de profissionais especializados trabalharem na manutenção dos painéis de energia solar. Isso porque eles são bastante sensíveis e uma força empregada muito grande pode danificá-los. É necessário evitar ferramentas metálicas e sempre que houver a necessidade de fazer algum reparo no telhado utilizar equipamentos de segurança a fim de evitar acidentes.

3) Baterias – Prestar atenção à bateria do sistema fotovoltaico é essencial, pois nela fica armazenada toda energia gerada. Se ela descarregar, por exemplo, pode causar problemas à vida útil – tenha equipamentos para monitorar essa situação, mas cuidado, pois eles não devem ser instalados no mesmo compartimento já que podem emitir gases tóxicos.

Além disso, é sempre importante observar se há algum tipo de vazamento ou rachadura na sua bateria do sistema de captação da energia solar. Isso é outro fator que compromete bastante o rendimento. Em caso de identificação de qualquer problema com o aparelho, chame um especialista para ajudá-lo.

4) Inversores – Apesar de requererem uma manutenção menor, ainda assim é preciso ficar de olho em qualquer problema nos inversores. Eles convertem a energia solar gerada de corrente contínua para alternada. Desse modo, possibilitam a alimentação de utensílios elétricos usados no dia a dia.

Sempre verifique se todas as luzes estão ligadas de maneira correta, bem como se o cooler para refrigerar o equipamento funciona adequadamente. Os inversores devem ser mantidos em ambientes secos e longe da sujeira.

5) Animais – Visitantes indesejados podem causar problemas em seus painéis fotovoltaicos para captar energia solar. É comum que pássaros façam seus ninhos no local, principalmente se o sistema tiver sido instalado próximo de árvores. Outro problema são roedores que podem danificar o equipamento. Fique atento para que isso não se torne uma dor de cabeça para você e o animal.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito